Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Valor do frete muda bastante de uma região para outra

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 -09h46
O valor do frete para o transporte de gado (seja para o abate ou para a transferência entre propriedades) varia muito dentro do País.

O preço do diesel, a incidência de impostos (que também varia de Estado para Estado), a condição das estradas e a concorrência são os fatores que mais interferem no valor cobrado pelo frete. Mas ainda é preciso considerar a distância a ser percorrida pelos animais. Quanto menor, mais alto o valor do frete por quilômetro rodado.

A Scot Consultoria realizou uma pesquisa de frete nos principais Estados pecuários. Foram considerados os valores cobrados pelo transporte em trucks, em distâncias maiores que 300 km.

O valor mais baixo encontrado foi em São Paulo, em torno de R$1,05 por quilômetro. Em contrapartida, os valores mais altos foram registrados em Santa Catarina e no Pará, de cerca de R$1,70 por quilômetro. A diferença entre os valores do frete chega a quase 62%. Dependendo do trecho que o gado será transportado, vale a pena pesquisar frete em empresas mais distantes, que possuem valores mais competitivos. (MGT)