Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Japão: mais um potencial de mercado para a carne suína

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 -10h28
Segundo notícia veiculada no jornal Valor Econômico, uma missão japonesa visitou Santa Catarina na semana passada. O intuito foi avaliar a produção de carne suína no Estado.

Santa Catarina é reconhecido como livre de aftosa sem vacinação pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). Esse status é um excelente atrativo aos países que são extremamente exigentes com relação à sanidade.

Em janeiro de 2008, devem ser iniciadas as exportações de carne suína para o Chile. Outro possível mercado é o México, que deve enviar uma missão à Santa Catarina em fevereiro de 2008.

O intuito de acessar novos mercado para a carne suína é diminuir a dependência da Rússia. O mercado russo sempre foi o principal para a carne suína brasileira. Antes dos casos de aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná, em 2005, 60% das exportações brasileiras eram destinadas a Rússia. Depois do embargo, reduziu para 44%.

Mesmo com a redução das vendas para a Rússia, as exportações cresceram este ano. Isso, graças ao aumento da participação de outros mercados.

As vendas para Hong Kong, por exemplo, aumentaram 41,87%, para 95,4 mil toneladas, em 2007. (GSN)