Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Rússia suspende embargo à carne bovina de 8 Estados brasileiros

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 26 de novembro de 2007 -09h52
A Rússia anunciou na última sexta-feira (23/11) a retirada do embargo à carne bovina de 8 Estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e no sul do Pará.

A retirada dos embargos vem ocorrendo de maneira gradativa, desde abril de 2006. Além desses Estados, também estão liberados Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Desde o final de 2005, após a ocorrência da febre aftosa em território brasileiro, a Rússia sustenta algumas restrições à carne bovina e suína brasileiras.

Para a carne bovina, apesar do recuo nos embarques em seguida ao foco da doença (destaque na figura 1 – círculo vermelho), os frigoríficos exportadores conseguiram redistribuir as exportações para outras plantas em áreas habilitadas, permitindo a recuperação do volume e faturamento das exportações.



A Rússia é, atualmente, o maior comprador de carne bovina do Brasil. Absorve cerca de 25% do volume total das exportações brasileiras, sendo que a expectativa é de aumento dos embarques para a Rússia. (LMA)