Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Ministério estuda mudanças na GTA

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 21 de novembro de 2007 -10h23
O Ministério da Agricultura planeja mudanças na Guia de Trânsito Animal (GTA) para os produtores e indústrias habilitados a exportar carne bovina para a União Européia.

A alteração deve-se a uma exigência feita pela missão veterinária da UE em visita oficial ao Brasil e tem como objetivo dar mais transparência às movimentações do gado no país.

O Bloco quer que o Brasil integre os dados contidos na GTA, emitida pelos Estados para cada lote de animais movimentado, com o Documento de Identificação Animal (DIA), uma relação individualizada para cada boi registrado no Sisbov.

A medida está em discussão no Ministério e será apresentada amanhã (22) a representantes de criadores, frigoríficos e das empresas certificadoras que operam o Sisbov. Parlamentares e secretários estaduais de Agricultura também devem participar da decisão.

Em reunião na sede do ministério, na segunda-feira (19), os membros da missão foram explícitos ao vincular a manutenção das exportações às alterações.

Entretanto, a transformação de informações sigilosas, como os estoques de gado nas fazendas, em relatórios abertos torna altamente complexa a escolha e a discussão dentro da cadeia produtiva. Os pecuaristas não admitem abrir os dados, e os frigoríficos tampouco querem arcar com novos custos do processo.

Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Scot Consultoria. 21 de novembro de 2007.