Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Dados sobre a economia brasileira

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 16 de novembro de 2007 -10h06
Durante o 5º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais (Asbram), realizado entre 13 e 14 de novembro de 2007 em São Paulo, foi abordado, entre outros temas, as perspectivas da economia brasileira.

Dentre diversas informações, os palestrantes comentaram sobre a peculiaridade do Brasil se forem considerados fatores como a carga tributária e a renda per capita. É um dos únicos países do mundo com carga tributária acima de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e renda per capita baixa.

Na concepção dos palestrantes, o Governo brasileiro cobra muito e devolve muito pouco para a população. E este é um dos problemas mais sérios do País. Conforme foi aumentando a carga tributária brasileira, o crescimento foi caindo, assim como a qualidade de infra-estrutura brasileira.

No entanto, o Brasil passa por um ótimo período de sua economia. O País praticamente não tem mais dívida externa, isso porque as reservas internacionais são suficientes para liquidar toda a dívida brasileira.

Além disso, o crescimento do PIB deve ser retomado nos próximo anos. O único problema, segundo os participantes do Simpósio, é se o Brasil não conseguir provar que não vai faltar energia no País, pelo menos, nos próximos 15 anos. Isso pode afugentar os investimentos e fazer a economia brasileira travar novamente. (MGT)