Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Leis impõem restrições ao avanço da cana sobre áreas de soja

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 6 de novembro de 2007 -09h53
O “boom” do etanol fez com que muitos produtores cedessem suas áreas para o cultivo da cana nos últimos anos. Mas a forte expansão da cana no País, que avançou sobre as áreas de pastagens, laranja e outras culturas, parece ter encontrado na soja seu mais forte oponente.

Os produtores de soja resistem à entrada da cana de açúcar em suas áreas, incentivados pela recuperação dos preços do grão no mercado internacional, depois de três anos de crise.

Além disso, pelo menos três cidades brasileiras - Rio Verde e Montividiu, em Goiás, e Sacramento, em Minas Gerais - já aprovaram leis que limitam as lavouras de cana-de-açúcar a um percentual de seus territórios. Em outras duas - Dourados (MS) e Uberaba (MG) -, existem leis semelhantes sob análise das câmaras municipais. Essas cinco cidades têm forte presença de lavouras de soja.

Segundo notícia veiculada hoje (6-11), na Folha de São Paulo, as cinco cidades justificam a criação das leis apontando, entre outros motivos, a necessidade de garantir a diversidade da agricultura diante de uma suposta ameaça de monopolização provocada pela cana devido ao álcool. (AAB)