Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Alta nos fretes marítimos

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 23 de outubro de 2007 -10h23
Os preços dos fretes marítimos atingiram os maiores valores da história. O custo médio do aluguel de um graneleiro, do Brasil para a China, quase triplicou do ano passado para cá, passando de US$65.000,00 ao dia para US$180.000,00.

O aumento no custo dos fretes deve-se principalmente à falta de navios graneleiros e a maior distância percorrida pelos navios, causados pelo volume crescente do comércio na China, Índia e outros países em desenvolvimento.

Esse alto custo pode pressionar a alta dos preços das commodities como grãos, minério de ferro e outras matérias-primas. Além disso existe a preocupação que esses aumentos sejam repassados também para os bens manufaturados, afetando os consumidores finais.

O aumento do fluxo de comércio internacional também causa congestionamento nos portos brasileiros. Segundo o Global Ports Congestion Index, que acompanha o tempo de espera em portos do mundo inteiro, os navios podem ter que esperar até duas semanas para embarcar a carga (um aumento de 35% no tempo de espera em relação ao ano passado).

Hoje estima-se que cerca de 200 graneleiros circulam pelos mares, número que, segundo analistas, deve dobrar no início da próxima década.

Fonte: Valor Econômico. Adaptado pela Scot Consultoria. 22 de outubro de 2007.