Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Juntos para competir: os gaúchos se organizam

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 19 de outubro de 2007 -10h20
Aconteceu no dia 17 de outubro, às 18:00, o primeiro seminário de da Pecuária Leiteira Expoijuí, em Ijuí, no Rio Grande do Sul.

O evento foi um sucesso, uma parceria entre prefeitura, Cotrijuí, Emater, Sindicato Rural, Farsul, Senar, Sebrae e diversos outros apoiadores.

O seminário reuniu diversos produtores interessados em informação. Os palestrantes encontraram um público atento, e pronto a discutir as questões da pecuária gaúcha e nacional.



Maurício Palma Nogueira, da Scot Consultoria, ministrou uma das últimas palestras do evento, abordando o tema “Perspectivas para o mercado leiteiro”. A apresentação explorou as perspectivas internacionais para o mercado leiteiro e os fatos que estão sendo relevantes no Brasil.

O Rio Grande do Sul tende a continuar como uma das principais regiões produtoras de leite no país.

Outra abordagem do diretor da Scot Consultoria levou considerou a necessidade de profissionalismo na produção de leite.
O produtor deve almejar melhorias, aproveitar os treinamentos, assistências técnicas e conhecimentos gerados pelas instituições regionais.

Com relação a preços, Maurício também lembrou que dentro da propriedade, a busca por escala de produção e qualidade da matéria prima gerada, além de reduzir custos de produção, auxilia na melhoria dos preços médios pagos na empresa.

Na figura 1 estão os preços médios, os mais baixos e os mais altos corrigidos pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), pagos aos produtores, na média do período de 2004 a 2006 no Rio Grande do Sul. Não foram incluídos os preços de 2007, que ficaram acima dos valores pagos nos últimos anos.



Dentro da propriedade, dificilmente o produtor consegue alterar os preços, mas em questões de bonificações, o produtor pode e deve almejar melhorar o preço médio recebido.

Ainda na reunião de Ijuí, os técnicos do Senar, Sebrae, Cooperativas, Embrapa, Emater e outros, trabalharam em parceria para atender o produtor. Uma ótima iniciativa que já começa a ser comum em algumas regiões do país.

É a vaidade deixada de lado em prol do benefício do produtor. Assim que se faz. Estão realmente levando a sério a expressão “Juntos para Competir”.

Fonte: Scot Consultoria