Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Empresas correm para cumprir o cronograma do biodiesel

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 4 de outubro de 2007 -09h39
De julho para agosto a produção de biodiesel no Brasil aumentou 42%, passando de 26,2 mil para 37,3 mil metros cúbicos.

O aumento de produção mostra que as empresas enfim começaram a correr para cumprir o cronograma, já que faltam menos de quatro meses para o início da mistura obrigatória de 2% de biodiesel ao diesel vendido no país.

Embora o Brasil nunca tenha produzido tanto biodiesel, a produção ainda precisa dobrar para atender a demanda a partir de janeiro de 2008. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção necessária para atender aos 2% de mistura é estimada em 840 milhões de litros por ano.

Hoje a capacidade instalada nacional já está em 2,18 bilhões de litros por ano (mais que o dobro do necessário), e pode chegar em breve a 3,6 bilhões de litros por ano.

Para evitar um futuro excesso de oferta, o governo estuda formas de elevar a demanda. O aumento gradual do porcentual de biodiesel misturado ao diesel e acordos setoriais, como a aprovação do uso do biodiesel pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), são algumas das soluções.

Um dos motivos para que o cronograma tenha atrasado é o preço do biodiesel, hoje cerca de 30% mais caro do que o do diesel comum, principalmente devido a 80% desse combustível no país ser proveniente da soja, que está com forte alta no mercado.

Fonte: Agência O Globo. Adaptado por Scot Consultoria. 4 de outubro de 2007.