Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Faltam armazéns para o agronegócio brasileiro

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 10 de agosto de 2005 -12h42
O Brasil é carente de estrutura de armazenagem para a produção agrícola. Da capacidade total de armazenagem de 103 milhões de toneladas, apenas 60% tem condições para armazenar produtos agropecuários.

O problema maior não é nem em relação à quantidade de armazéns, mas em relação à localização, estruturas para secagem, tratamento e armazenagem dos produtos.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais, o Brasil possui capacidade para armazenar apenas metade da produção de milho e soja.

Além dos problemas com armazenagem, a rede de transportes é precária, a estrutura portuária é deficiente causando sérios problemas logísticos. Tudo isso aumenta os custos: na armazenagem, transporte, espera para embarque, etc. Para se ter uma idéia, para armazenar por 1 ano sacas de milho no interior de São Paulo, o custo para o produtor é de cerca de 10% do volume armazenado. Por exemplo: de 1.000 sacas armazenadas, 100 correspondem ao pagamento pela armazenagem, sendo que o pagamento é antecipado. (MGT)