Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de leite esfria e preço pago ao produtor deve recuar

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 1 de outubro de 2007 -10h11
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor em setembro, pela produção de agosto, subiu 2,5% considerando a média ponderada nacional. Proporcionalmente, é a menor variação positiva observada em 2007 e, provavelmente, o último aumento no ano. O preço médio foi de R$0,768/l.

É importante destacar que em algumas regiões os preços não mudaram. É o caso, por exemplo, do Sul do País, onde foi registrada melhora na captação em praticamente todas as indústrias.

De modo geral, o mercado de leite esfriou. A retração no consumo de lácteos (principalmente leite longa vida), depois do aumento nos preços observados nos últimos meses, mexeu com o mercado. As indústrias alegam formação de estoque, dificuldades na colocação dos produtos e, conseqüentemente, queda nas cotações.

São 63% delas apontando baixa para o pagamento a ser efetuado em meados de outubro, pela produção entregue em setembro. É a maior proporção de entrevistados que acredita em queda nos últimos dois anos. Do restante, 33% acreditam em estabilidade e apenas 4% apontam reajuste. Nesse último caso, são empresas que ainda encontram alguma dificuldade na aquisição da matéria-prima, devido à estiagem.

O produtor deve esperar por preços mais baixos no próximo pagamento. Na verdade, com exceção do setor produtivo, todos os demais elos da cadeia já entraram num período de retração. (CPT)