Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportações de carne bovina uruguaia podem crescer em 2008

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 27 de setembro de 2007 -09h50
Segundo o MLA (Meat & Livestock Austrália), as exportações de carne bovina do Uruguai podem aumentar 2,5% em 2008, devido à forte demanda americana e canadense.

Os embarques de carne em 2007 declinaram por causa da diminuição dos abates uruguaios. Até o final de 2007, a expectativa de queda nas exportações para este país é de 23,5%, em relação ao recorde em volume no ano passado, de 390 mil toneladas equivalente carcaça.

Os Estados Unidos vão continuar sendo o principal destino das exportações do Uruguai. Para o Canadá, espera-se um crescimento nas compras da carne bovina uruguaia, uma vez que o Japão reabriu seu mercado para a carne fresca canadense.

O México também será um importante destino da carne bovina do Uruguai, importando cerca de 25 mil toneladas equivalente carcaça por ano.

O Uruguai é reconhecido como país livre de aftosa, com vacinação. Para conseguir atingir mercados de alto valor agregado como o Japão, os uruguaios terão que ser reconhecidos como país livre de aftosa, sem vacinação. (GSN)