Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mato Grosso do Sul em busca da retomada do status sanitário

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 26 de setembro de 2007 -09h29
Nos últimos dias, a Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul concluiu a coleta de amostras para a sorologia de bovinos em 104 propriedades do Estado. A nova amostragem terá como objetivo confirmar se ainda há ou não circulação do vírus da aftosa no Estado.

Esse será o primeiro passo para a retomada do status de livre de febre aftosa com vacinação, que depois passará pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) para a aprovação. O resultado dos exames deve sair na sexta-feira, 5 de outubro de 2007.

Enquanto isso, o governo Estadual do Mato Grosso do Sul assinou um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a liberação de R$27,0 milhões, recursos que serão utilizados em ações sanitárias no Estado nos próximos 12 meses.

O Mato Grosso do Sul vem brigando pelo maior controle sanitário dos animais no Estado desde que ocorreu um foco de febre aftosa em meados de 2005. Segundo o Governo do Estado, o projeto no qual será incluída a verba do MAPA é o maior em volume e abrangência realizado no Estado em esforços de sanidade animal. (MGT)