Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Europa endurecerá exigência para entrada de produto animal

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 20 de setembro de 2007 -10h20
A União Européia (UE) anunciou que irá endurecer suas exigências para a entrada de produtos animais no mercado de seus 27 países para evitar doenças como febre aftosa, vaca louca e outros problemas relacionados à saúde animal.

Ontem (19/09), a UE apresentou sua nova estratégia para o setor, que será válida até 2013, e prevê inclusive a identificação eletrônica do gado. Os europeus deram ao Brasil até outubro para que o País prove que tem condições de rastrear o gado e que cumprirá as exigências da UE para manter as importações brasileiras.

Em 2001, o surto de vaca louca na Inglaterra gerou 11 bilhões de euros em prejuízos e o abate de 10 milhões de animais. Desde então, o tema passou a ter destaque entre os europeus. Mas, com os surtos de doenças que insistem em aparecer, a UE afirma que não há outra opção senão reforçar seus mecanismos de controle.

A idéia dos europeus é de, nos próximos seis anos, colocar todo o foco em medidas de prevenção tanto dentro do bloco como na importação. Os europeus são os maiores importadores de alimentos do mundo.

Fonte: Portal G1. 19/09/2007. Adaptado por Scot Consultoria