Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Acordo entre Brasil e Suécia

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 13 de setembro de 2007 -09h43
O Brasil assinou com a Suécia, na última terça-feira (11/09), um acordo de bioenergia, a fim de promover o setor. De acordo com notícia veiculada na Gazeta Mercantil, o intuito dos dois países é melhorar as técnicas de produção do combustível, visando a sustentabilidade.

Esse acordo fez parte da programação do presidente brasileiro durante sua visita à região nórdica. A Suécia, por ser um país pequeno, necessita do apoio de outros países para a produção de biocombustíveis.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o faturamento total dos produtos exportados pelo Brasil para a Suécia somaram, de janeiro a agosto de 2007, o equivalente a US$434 milhões. Já as exportações deste país para o mercado brasileiro totalizaram US$841 milhões, no mesmo período.

O comércio entre Brasil e Suécia, portanto, não é expressivo se comparado a outros mercados maiores e a balança comercial é negativa para o Brasil. Com o acordo de exportação de biocombustíveis, a balança pode deixar de pender tanto para a Suécia. (GSN)