Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Comportamento cíclico das commodities

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 8 de agosto de 2005 -12h39
Do total exportado pelo Brasil, cerca de 60% é formado por commodities. Uma delas, a mais importante, é a carne bovina.

Em publicação do Jornal Valor, Sérgio Werlang define commoditie como bem cuja produção é passível de ser feita em qualquer parte do mundo de forma padronizada, onde se encaixa o boi gordo. E sua produção está ligada às riquezas naturais, como extensão de área cultivável, produção de animais, minérios e extração de petróleo e outras riquezas naturais.

O preço das commodities tem um comportamento cíclico. O aumento da demanda pelos produtos provoca aumento nos preços, atraindo mais investimentos para aumento da produção. Conseqüentemente, no futuro a maior produção causa recuo nas cotações.

Com a crescente expansão da economia e aumento da demanda especialmente no mercado chinês e indiano, a tendência é que os preços das commodities não caiam com a rapidez dos ciclos anteriores. Isso porque a renda per capita dos consumidores desses países está longe de atingir níveis razoáveis e até lá, a demanda tende a crescer.

Mesmo assim, influenciada principalmente pelo dólar, a cotação do boi gordo está baixa. A profissionalização e utilização de tecnologia aumentam a produção e, com mercado ainda em expansão, sobra mercadoria e os preços ficam deprimidos. (MGT)