Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Transferência da gestão dos dados do Sisbov é adiada por divergências

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 4 de setembro de 2007 -09h46
Devido às divergências e disputas na cadeia produtiva pelo controle dos dados do Serviço de Rastreamento de Bovinos – Sisbov, o Ministério da Agricultura decidiu adiar de dezembro deste ano para fevereiro de 2008, a transferência da gestão da base de dados à iniciativa privada.

A gestão dos dados do novo Sisbov envolve o poder de controlar milhares de cadastros de propriedades e de pecuaristas, bem como o estoque de gado, a relação de todos os animais identificados, as movimentações e o tipo de abate.

Essas informações são consideradas estratégicas e já resultaram em disputas entre pecuaristas e frigoríficos. Atualmente são alvo de disputa entre a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). As duas instituições reivindicam o direito de administrar os dados de 80 mil clientes e controlar o acesso de outros três mil usuários do sistema.

O Governo, que concordou com os apelos do setor para delegar a gestão da base, reafirma que a questão deve ser discutida dentro da cadeia da carne e a decisão sobre a administração do sistema deve ser um consenso.

Fonte: Valor Econômico. Agronegócios. Adaptado por Scot Consultoria. 3 de setembro de 2007.