Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportação de etanol para os EUA segue em alta

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 31 de agosto de 2007 -10h13
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e tem sido um dos grandes beneficiados da demanda crescente pelo combustível renovável observada recentemente, sobretudo nos países desenvolvidos.

Diante do objetivo de adicionar etanol à gasolina norte-americana, os EUA têm incentivado a produção de etanol no país, mas atualmente a demanda supera, e muito, a produção local.

Como resultado, a remessa de etanol brasileiro para os norte-americanos, em junho, foi 87% maior em relação ao volume exportado no mês anterior. Em junho foram 488 mil barris embarcados, contra 261 mil barris em maio.

Para destacar a importância do etanol do Brasil para os norte-americanos, o segundo maior exportador de etanol para os EUA é a Jamaica, que em junho exportou 192 mil barris, ou seja, menos da metade do volume exportado pelo Brasil.

Em tempos de crescimento da consciência ambiental, sabendo dos prejuízos de utilizar combustíveis fósseis, o setor sucroalcooleiro deve continuar em expansão. (LMA)