Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Ribas integra projeto sobre indicadores de preços do agronegócio

Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 -08h52

Localizado a 103 quilômetros de Campo Grande, o município de Ribas do Rio Pardo vai integrar projeto sobre indicadores de preços do agronegócio.


De acordo com a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ribas do Rio Pardo foi escolhido por ter o segundo maior rebanho bovino do estado.


Outros 21 municípios integram o projeto que irá apontar indicadores como custo de produção e índice de inflação do agronegócio.


"As decisões de preço são tomadas tendo como referência o que é praticado em São Paulo. Com levantamento de valores no estado, o produtor poderá analisar melhor sua atividade", diz o gerente de estabelecimento comercial agropecuário de Ribas do Rio Pardo, Thiago Magrin.


A empresa que Thiago gerencia irá contribuir no projeto Indicadores Econômicos, desenvolvido pela Famsul e Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja do estado), com a parceria do governo do estado e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).


A equipe da Famasul visita, até o final de setembro, os principais estabelecimentos que comercializam insumos ligados às cadeias produtivas da bovinocultura de corte, de leite, soja, milho, silvicultura, cana de açúcar.


"Vamos levantar e atualizar os preços mensalmente para colaborar nesses indicadores", explica a assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.


Uma das metodologias adotadas pelo projeto Indicadores Econômicos é a formação da MIP (Matriz Insumo Produto), que vai levantar, além do preço dos insumos, dados como taxas de câmbio, impostos, valor de mão de obra, entre outros.


"Trata-se de um conjunto de informações detalhadas sobre a estrutura produtiva do estado que vai permitir avaliar os bens intermediários e finais. Essas informações auxiliam nas análises econômicas para fomentar políticas públicas mais assertivas", finaliza.


Fonte: Campo Grande News. Por Nadyenka Castro. 12 de setembro de 2012.