Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Carta Gestor- Inflação: parâmetro de rentabilidade para atividades agrícolas?

por Gustavo Aguiar
Quarta-feira, 22 de agosto de 2012 -16h07

Anualmente a Scot Consultoria calcula as rentabilidades das atividades agrícolas e estabelece um padrão de comparação entre elas, incluindo outras opções de investimento disponíveis no mercado, como o ouro, fundos cambiais, renda fixa e poupança, por exemplo.


Nesta edição analisamos o desempenho médio de algumas atividades agrícolas nos últimos oito anos. 


Após esta etapa, estabelecemos uma comparação com a inflação, medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Correndo atrás da inflação


Para a análise, optamos pelos sistemas da pecuária de corte (cria, recria/engorda e ciclo completo), pecuária leiteira, ambos com alta e baixa tecnologia, além do arrendamento em regiões de cana-de-açúcar e agricultura anual (milho e soja).


O IGP-DI, mesmo sendo uma base de comparação relativamente conservadora, acumulou uma variação superior a 90% das atividades agrícolas no período analisado.


Regra geral, as atividades agrícolas são marcadas por margens estreitas e rentabilidades reduzidas, em função do alto capital investido.



Porém, fica claro que, na média, as atividades pecuárias com aplicação crescente de tecnologia têm tido os melhores resultados, inclusive superando o resultado médio da agricultura anual.


As atividades de baixa tecnologia estão entre os piores resultados, inclusive com rentabilidades negativas para a cria e pecuária leiteira.


O resultado da pecuária leiteira de alta tecnologia foi o melhor dentre os analisados e o único a superar o IGP-DI, ou a inflação.


Para 2012, os cenários para a pecuária e agricultura têm boas chances de serem alterados, tanto para a atividade de corte como para a leiteira, com os preços mais baixos para o boi gordo e leite e forte alta para os grãos, o que deve minar os resultados da atividade pecuária e contribuir com um melhor resultado para a agricultura.


Considerações finais


Mesmo em um cenário de controle da inflação pelo governo, a contínua alta dos custos de produção e a pressão baixista de preços pela ponta compradora, concentrada, tendem a desafiar os resultados econômicos para as commodities agrícolas.


Sendo assim, apesar de a inflação anual acumulada ter variação considerável, sendo inclusive negativa em alguns anos (deflação), com base nos critérios utilizados, podemos afirmar que quando a rentabilidade média anual supera a variação média anual da inflação em longo prazo estamos diante de um desempenho superior para as explorações agropecuárias.