Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Brasil agirá com cautela em relação à crise de aftosa na Inglaterra

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 8 de agosto de 2007 -10h25
A princípio, o Brasil deverá se beneficiar com o foco de aftosa na Inglaterra, já que os britânicos estão enfrentando embargos de países compradores como Rússia e Estados Unidos, além de países da União Européia. Segundo matéria veiculada no Estado de São Paulo, sem animais para o abate, autoridades britânicas estão recomendando que a indústria intensifique compras de Brasil e outras regiões.

Contudo, a preocupação do Brasil é que medidas de restrições comerciais em relação à Inglaterra sejam tomadas baseadas em critérios técnicos, e não critérios políticos.

O ministro da Agricultura afirmou que o Brasil deverá analisar com muita calma as posições que adotará até esta quarta-feira (08/08), em relação ao foco de aftosa na Inglaterra.

O comércio de alguns produtos vindos do Reino Unido será suspenso temporariamente para evitar expor o rebanho brasileiro ao risco de contaminação por aftosa, segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, sem citar quais serão as restrições comerciais com o país. (AAB)