Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Dúvidas para a próxima safra

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 3 de agosto de 2005 -15h22
Os agricultores passam por um momento complicado. Muitos estão com dívidas e caso não consigam a renegociação, ou sua quitação, mesmo com algumas ações praticadas pelo governo, provavelmente não farão novos financiamentos para continuar plantando na mesma área.

Sendo assim, pode haver redução da área plantada. Caso a situação melhore daqui para frente, e a área cultivada aumente, alguns produtores podem sair da soja e partir para o milho, dada a evolução dos preços ao longo do ano.

Estudos da Scot Consultoria, baseados em informações da Impar Consultoria, mostram que tanto o milho como a soja podem ser rentáveis, desde que se produza com tecnologia. Não há espaço para baixas produtividades. Na última safra, a rentabilidade de ambas as culturas ficou por volta de 4% a 6% no ano.

A estimativa da CNA (Confederação Nacional da Indústria e Pecuária) aponta para queda de 29% no valor bruto do milho e 39% no valor bruto da soja para esta safra, de 2005. Valor bruto é o total produzido multiplicado pelo preço médio unitário.

Estes resultados tendem a influenciar na escolha do que se plantará na safra 2005/2006. (MGT)