Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Acabou o embargo russo

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 7 de agosto de 2007 -10h00
Em meados de maio de 2007 a Rússia embargou as importações de algumas plantas frigoríficas do Brasil. As razões para o embargo russo não foram plenamente esclarecidas, mas tudo indica que têm a ver com o confronto entre os certificados sanitários emitidos no Brasil e as exigências do governo russo, que acabaram alegando falta de qualidade na carne.

Os próprios negociantes brasileiros afirmam ser muito difícil negociar com a Rússia. Vez ou outra, ela levanta fatos ou situações que complicam as exportações brasileiras para o país.

Mas o fato é que o serviço veterinário e fitossanitário da Rússia suspendeu ontem as restrições a sete plantas processadoras de carne de frigoríficos do Brasil. E as exportações destas plantas podem ser retomadas.

A Rússia é o maior comprador individual da carne bovina brasileira. Mas entre maio e junho de 2007, as exportações para o mercado russo caíram 50%. Dessa forma, o sexto mês do ano caracterizou-se como o período de menor exportação para a Rússia ao longo de 2007. (MGT)