Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

A Presidente do Brasil sancionará o novo Código Florestal no dia do Trabalhador Rural

por Ciro Siqueira
Sexta-feira, 25 de maio de 2012 -06h15

Essa guerra pelo novo texto do Código Florestal é cheia de curiosidades. Hoje, 25 de maio, dia em que a Presidente Dilma Rousseff, anunciará a sanção do novo texto e a revogação do velho, será dia do Trabalhador Rural. A data remarca o aniversário da morte do Deputado Fernando Ferrari, que foi deputado constituinte na Assembleia Legislativa em 1947, e faleceu no dia 25 de maio de 1963. Ferrari foi um grande defensor do trabalhador rural.

A Presidente Dilma Rousseff, não por escolha, anunciará hoje, sexta-feira, 25 de maio de 2012, a revogação do velho Código Florestal. Dilma deve fazer um anúncio formal à imprensa, sancionando parte do texto aprovado pelo Legislativo, apresentando os trechos que serão suprimidos e como o governo pretende substituí-los.

Provavelmente a maioria dos vetos deve estar relacionada a correções de redação sem grandes alterações no mérito. Os cortes mais profundos devem estar relacionados ao Artigo 61 (antigo Artigo 62 do texto do Senado), ao tratamento dado aos apicuns e salgados e a alguns pontos ligados ao Cadastro Ambiental Rural alterados pela Câmara. O governo pode ainda tentar substituir o Artigo 1º do texto enviado à sanção pelo Artigo 1º do texto do Senado. Esses são os meus palpites. O governo procurá retirar o Código Florestal a imposição do ônus da recuperação ambiental a pequenos produtores rurais, cretinice existente no Código Florestal vigente contra a qual nenhuma ONG jamais ergueu um único convênio.

Hoje, muito provavelmente, será um grande dia. O dia em que a desgraça do Código Florestal vigente terá sido revogado. O dia com o qual este articulista sonha desde priscas eras. Será o dia do Trabalhador Rural.