Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Carta Grãos - Semana de relatórios. O que esperar para o milho?

por Rafael Ribeiro
14/05/2012 - 17:22

A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou no dia 10 de maio o oitavo levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos (2011/2012).

Para o milho safrinha, mais um ajuste na área plantada e na produção.

A CONAB fala em 7,16 milhões de hectares de milho de segunda safra nesta temporada, frente a 7,07 milhões de hectares estimados no relatório de abril.

Desde janeiro, quando a CONAB divulgou os primeiros números relacionados à safrinha de milho 2011/2012, as expectativas com relação à área plantada e produção aumentaram 21,1% e 41,8%, respectivamente (figura 1).

Em 2010/2011, o milho safrinha ocupou 5,88 milhões de hectares, num total de 21,48 milhões de toneladas.

Se o clima colaborar, e tem colaborado, a produção de milho deve ultrapassar 30,0 milhões de toneladas nesta safrinha. 

No total (primeira e segunda safras) são previstas 65,90 milhões de toneladas, ou 14,8% mais milho na comparação com a safra anterior. Esta previsão de maior oferta tem pressionado para baixo os preços do milho. 

Além disso, como boa parte da safrinha foi negociada antecipadamente, em valores mais baixos, o ritmo dos negócios diminuiu, colaborando para a pressão de baixa.

Em São Paulo, região de Campinas, a saca de 60kg de milho está cotada em R$25,00. 

Os preços caíram, em média, 9,0% desde o começo de abril. Em relação ao mesmo período do ano passado, o milho está 13,8% mais barato. Veja a figura 2.

Com o início da colheita do milho safrinha e aumento da disponibilidade interna, recuos nos preços do grão não estão descartados.

Milho nos Estados Unidos

Também no dia 10 deste mês, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) divulgou o relatório de oferta e demanda mundial de grãos. Para esta temporada, os estoques mundiais (finais) estão estimados em 127,56 milhões de toneladas de milho. Este volume é 2,5% maior que o registrado no fim da temporada passada.

As novidades ficam por conta dos números referentes à safra 2012/2013, em plantio no hemisfério Norte. A produção de milho norte-americana está estimada em 375,68 milhões de toneladas. Um incremento de 19,7% em relação a produção em 2011/2012.

O USDA prevê um crescimento da demanda por milho nos Estados Unidos de 8,4% em 2011/2012, puxado pela indústria do etanol. Aproximadamente 80,0% do milho produzido no país tem como destino o mercado interno.

As exportações norte-americanas devem aumentar 11,8%, em função da maior disponibilidade do grão.

Apesar da previsão de maior demanda interna, os estoques finais em 2012/2013 devem mais que dobrar (aumento de 120,1% em relação a 2011/2012). Estão estimados em 47,78 milhões de toneladas.

Já os estoques mundiais estão estimados em 152,34 milhões de toneladas de milho, 19,4% maior que o previsto para o fim da temporada atual, que já é grande.

Esta previsão de maior oferta mundial e estoques mais confortáveis colaboram com a pressão baixista no mercado brasileiro.