Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mais uma vez o leite...

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 26 de junho de 2007 -09h37
“Lá em casa iremos tomar suco”, sentenciou uma consumidora entrevistada nesta manhã de 26 e junho pelo programa Bom Dia Brasil, da rede Globo.

A entrevista fazia parte de nova reportagem veiculada na grande mídia relacionando os preços do leite ao aumento da inflação nas últimas semanas.

Uns falavam em reduzir consumo; outros anunciavam redução no volume de compras até que encontrassem alguma promoção de preços. É o consumidor reagindo às altas dos preços, conforme era esperado.

Como já foi demonstrado em números pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pela Scot Consultoria, tanto no site como nos informativos “A Nata do Leite” e “Carta Leite”, o leite longa vida tem se valorizado acima da inflação nos últimos meses.

Ainda assim, até o fechamento do mês de maio, mesmo que o leite tenha pesado mais no cálculo da inflação, o IPC (Índice de preços ao consumidor), calculado pela FIPE, manteve o mesmo ritmo de progressão dos meses anteriores. Até então, nada de absurdo.

Exaustivamente lembrado pela Scot Consultoria, o preço do longa vida não atingiu ainda os valores que eram praticados até 2003, quando os preços são corrigidos por outro índice - o IGP-DI (Índice geral de preços – disponibilidade interna), calculado pela FGV.

Desde 2002, quando a Scot Consultoria começou a acompanhar frequentemente o mercado varejista, as variações de preços entre os meses de janeiro e junho foram sempre positivas. Observe o comportamento na figura 1.



Como o fechamento de junho de 2007 ainda não está completo, foram adotados valores preliminares de preços médios em torno de R$1,74/litro.

No mercado consumidor, como mostrou a reportagem da rede Globo, muita se questiona: Por que o leite não cai como os outros alimentos?

Além dos preços no mercado externo batendo recordes, o que incentiva as exportações, do período de entressafra, que leva à redução de oferta e dos próprios bons preços atuais para a indústria, o preço do leite em 2006 foi muito baixo – o pior da história.

Sendo assim, além de todos os fatores que pressionam positivamente, há também a esperada recuperação nos valores.

Ao contrário do que tem sido afirmado na grande mídia, nos últimos anos o leite esteve entre os produtos que mais contribuíram para a manutenção da inflação em níveis relativamente baixos.

O informativo “A Nata do Leite”, que veiculará no final desta semana, traz informações mais atualizadas sobre o mercado leiteiro, do produtor ao consumidor. Fique atento!!!! (MPN)