Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

MST invade fazendas em SP

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 25 de junho de 2007 -09h24
Numa ação batizada de Operação São João, em homenagem ao santo do dia, o Movimento dos Sem-Terra (MST) do líder José Rainha Júnior invadiu ontem, 24 de junho, 12 fazendas no oeste do Estado de São Paulo.

A nova ofensiva tem como alvo o projeto de lei do governador de São Paulo que propõe a regularização fundiária de propriedades com mais de 500 hectares na região. Os sem-terra também querem mais rapidez da Justiça na desapropriação de terras para a reforma agrária.

Com o apoio de sindicatos rurais, que reivindicam melhorias nas condições de trabalho, foram ocupadas 10 áreas no Pontal do Paranapanema, uma na Alta Paulista e outra na região de Assis.

A coordenação estadual do MST não reconhece as ações de Rainha, por considerar que ele age por conta própria. Mas o líder dos sem-terra promete levar adiante as ocupações do chamado "inverno quente" e garante que segue as diretrizes do MST, definidas no recente congresso da organização.

Além de sindicatos rurais filiados à CUT, Rainha conta com a adesão do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), Movimento Terra Brasil (MTB) e Unidos na Luta pela Terra (Uniterra). "Com a unificação, os movimentos ganham força para fazer a reforma agrária acontecer", disse Rainha.

Ameaçado de prisão, o líder dos sem-terra não participou das invasões. Ficou na retaguarda, nos acampamentos.

O sindicato regional dos empregados rurais de Presidente Prudente, com apoio do MST, pretende paralisar usinas de açúcar e álcool esta semana na região, para exigir melhores salários. (MGT)

Fonte: O Estado de São Paulo. Adaptado por Scot Consultoria. 25 de junho de 2007.