Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Acordo prevê maior obra de irrigação do sertão nordestino

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 19 de junho de 2007 -09h51
De acordo com informações da Agência de Notícias Brasil-Árabe, a Petrobrás e a japonesa Itochu pretendem investir no sertão nordestino para a produção de biodiesel. O projeto, depois de implementado, será a maior obra de irrigação do sertão brasileiro, com 500 quilômetros de extensão. Serão 150 mil hectares destinados ao plantio da cana-de-açúcar e oleaginosas para produção de álcool e biodiesel.

Pelo acordo, os 150 mil hectares serão destinados ao plantio de cana-de-açúcar para produção de álcool combustível e outros cultivos destinados ao biodiesel. A produção de etanol e biodiesel irá atender um mercado japonês em expansão.

Atualmente, com 3% de álcool na gasolina, o Japão consome 400 milhões de litros. Em função da legislação do País, que prevê adição de 15% de álcool na gasolina, o volume do combustível importado vai aumentar significativamente, e o Brasil será um dos seus principais fornecedores.

O projeto é uma parceria público-privada, que conta com a participação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e possibilitará a produção adicional de 10 milhões de toneladas de cana somente em Pernambuco. Além disso, o projeto também visa beneficiar as famílias dos pequenos produtores locais, através da geração de empregos na região. (MGT)