Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Lácteos na Espanha; tanto lá como aqui!

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 31 de maio de 2007 -09h52
A Espanha se reúne para discutir qualidade alimentar do Leite.

No dia 29 de maio, especialistas do setor leiteiro, universidades, órgãos públicos e empresários do ramo se reuniram para discutir a questão da Segurança Alimentar da Cadeia Leiteira na Espanha.

Segundo o portal Agrodigital, a conclusão que chegaram é que o sistema de rastreabilidade e controle de qualidade dos lácteos na Espanha é de alto nível. Porém, o setor não pode abaixar a guarda.

Interessante que, além do tema segurança alimentar, muito se discutiu sobre gestão, riscos, assistência a empresas, organização de um sistema de informação e estruturação da capacidade de resposta do setor.

São temas atuais, que também afligem o Brasil. Organizar a cadeia produtiva tem sido uma meta recorrente no país.

Em diversos Estados brasileiros há um forte movimento de organização do setor. Projetos de campo, câmaras setoriais e associações institucionais, como o Conseleite, com forte presença nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, trabalham com o objetivo de organizar a cadeia.

Em São Paulo, o recente estudo coordenado pelo PENSA (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial), que contou com participação da Scot Consultoria, propôs a execução de dez projetos para o sistema agroindustrial do leite no Estado. São projetos abrangentes que tem, como objetivo final, os mesmos resultados almejados em países como Espanha, Austrália e outros.

Apesar de o estudo ter sido elaborado para o Estado de São Paulo, os projetos podem ser adaptados para todo o País.

A primeira fase do estudo gerou um livro, denominado “Estratégias para o Leite no Brasil”. O livro pode ser adquirido diretamente na Scot Consultoria ou no PENSA de Ribeirão Preto.

A segunda fase do estudo, com a definição dos projetos, ainda está sendo organizada para publicação. (MPN)