Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Brasília pede aos russos explicação por embargo

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 22 de maio de 2007 -09h23
O Ministério da Agricultura informou ontem que pediu esclarecimentos à Rússia sobre o motivo do embargo à carne brasileira, mesmo não tendo ainda sido comunicado oficialmente da decisão.

Segundo o ministério, o serviço veterinário teria suspendido o fornecimento de carne de dez e não de 11 frigoríficos brasileiros, como circulou na sexta. A assessoria de imprensa não sabia informar qual o nome que estava a mais dentre aqueles que foram divulgados pela imprensa: três plantas do Friboi, quatro do Minerva, uma do Frinorte, uma do Intercoop, uma do Riograndense e outra do Três C.

O Ministério disse que comunicou aos russos que a Secretaria de Defesa Agropecuária enviará eletronicamente os certificados sanitários internacionais de todas as cargas de origem animal exportadas para a Rússia, para aumentar a segurança das transações e que, a partir de agosto, os certificados sanitários expedidos pelo Brasil serão impressos em papel de segurança, o que diminuirá a possibilidade de fraudes do documento.

Fonte: Valor Econômico. Por Vanessa Jurgenfeld. Adaptado por Scot Consultoria. 22 de maio de 2007.