Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Reunião da OIE

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 22 de maio de 2007 -09h21
Está acontecendo em Paris, França, desde 20 de maio, a 75ª Sessão Geral da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). A reunião conta com representantes de 168 paises e se estende até 25 de maio.

O Brasil, mais especificamente São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, participa do evento com muita expectativa. A OIE é a responsável pelas normas internacionais de segurança animal, comércio internacional de animais e seus subprodutos, bem como pelo controle de enfermidades animais e zoonoses. É para a OIE que os países têm que prestar contas quando ocorrem doenças em animais, como, por exemplo, a febre aftosa verificada no MS em 2005.

Em função da doença no Mato Grosso do Sul, embargos foram levantados para a carne bovina do Estado, além do Paraná e São Paulo.

As exportações destes Estados, uma importante forma de escoamento da produção de carne bovina, comparando-se 2005 com 2006, diminuíram drasticamente.

No período, o volume exportado pelo Mato Grosso do Sul caiu 83,62%. Já o total exportado pelo Paraná despencou 81,77% e o total exportado por São Paulo caiu bem menos, 3,90%, porque a extensão dos embargos foi menor e porque o Estado passou a exportar mais carne industrializada, menos sujeita a restrições.

O resultado da reunião da OIE pode ser muito importante para a retomada das exportações destes Estados. (MGT)