A Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) divulgou em abril o
ranking das maiores empresas na captação de leite no país em 2010.
A
DPA (joint venture entre Nestlé e Fonterra) segue líder, com uma captação de 2,120 bilhões de litros (figura 1). Em relação a 2009 o volume captado pela empresa aumentou 3,4%.

Em segundo lugar aparece a
Lácteos Brasil (LBR) com 1,795 bilhão de litros captados. A LBR é resultante da fusão entre a Bom Gosto e a LeitBom.
“A DPA (joint venture entre Nestlé e Fonterra) segue líder, com uma captação de 2,120 bilhões de litros de leite em 2010.”
A
Itambé manteve-se em terceiro lugar com uma captação de 1,110 bilhões de litros, mas este volume foi 1,3% menor que em 2009.
A cooperativa chegou a negociar uma fusão com outras quatro empresas, o que resultaria na maior cooperativa da América Latina. Hoje mantém negociações com a
Confepar, décima no
ranking nacional com 251 milhões de litros.
Na quarta posição aparece a
Italac, com aproximadamente 800 milhões de litros de leite.
Na comparação com 2009 o volume captado pela empresa cresceu quase 20%. Foi o maior aumento dentre os laticínios
pesquisados.
Outras empresas como a
Jussara, a
Danone e a
Embaré também tiveram crescimento acima de 10% no volume de leite adquirido, fato que reforça a ideia de demanda crescente por leite e derivados no país.
Destaque para a saída da
Leite Nilza do mercado e a
BRFoods que não forneceu dados para o
ranking.