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Vendas de leite longa vida devem crescer em 2010

por Rafael Ribeiro
Segunda-feira, 1 de novembro de 2010 -15h28
A indústria de leite longa vida (UHT) deve encerrar 2010 com crescimento entre 4% e 5% em suas vendas.

Este ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (ABLV), o faturamento com a venda do produto é estimado em R$9,4 bilhões, com aproximadamente 5,5 bilhões de litros vendidos.

Em 2009, em função da crise mundial, as vendas caíram 0,9% em relação a 2008, totalizando 5,3 bilhões de litros.

Um dos fatores de alta no consumo do leite UHT é o aumento de renda. No caso dos produtos lácteos, o coeficiente elasticidade-renda da demanda é alto, principalmente para os produtos de maior valor agregado.



Em 15 anos, a produção brasileira de leite longa vida aumentou mais de 1500%. Passou de 300 milhões de litros em 1995 para os atuais 5,5 bilhões de litros (figura 1).



O mercado interno consome 97% dessa produção. Além do aumento da renda da população, a diminuição do tempo disponível para compras, em função da agitação da vida moderna, repercutiu no consumo do produto, que possui maior tempo de prateleira.

Hoje, o leite UHT está presente em 85% dos lares brasileiros e representa 76% do leite fluido consumido no país.

Em relação a alguns países europeus como Bélgica, Espanha, França e Portugal, esse porcentual é baixo. Neles, o longa vida representa 97% do mercado de leite fluído.

Na América do Sul, em especial no Chile e Argentina, o consumo de longa vida chega, respectivamente, a 98% e 87% do total de leite consumido.

Por fim, no Brasil, a expansão do setor tem sido puxada, também, pelo crescimento do mercado do Nordeste.

A presença de algumas empresas na região diminuiu a distância e o custo final do produto.