Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Brasil tem capacidade de sobra para produção de vacina contra aftosa

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 9 de maio de 2007 -10h34
A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória em todo o território nacional, exceto Santa Catarina.

Considerando o rebanho bovino brasileiro em torno de 203, 4 milhões de cabeças, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e excluindo os animais de Santa Catarina, tem-se um total de 200,14 milhões de animais para serem vacinados todos os anos, duas vezes ao ano.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), para a etapa atual de vacinação, que inclui 14 Estados brasileiros, a indústria veterinária possui cerca de 120 milhões de doses de vacina, prontas para serem comercializadas. No mês passado, cerca de 74 milhões de doses já foram vendidas.

O Sindan afirma que a indústria veterinária atenderá com folga à demanda de vacinas contra a febre aftosa do mercado brasileiro. O parque industrial brasileiro tem capacidade para fabricação de 500 milhões de doses/ano. Além disso, o Brasil detém a melhor e mais moderna tecnologia de fabricação de vacina contra a febre aftosa do mundo. Toda a produção passa por duplo controle de qualidade: dos próprios laboratórios e do Mapa.

O rebanho ainda tem espaço para crescer, sem precisar se preocupar em aumentar a capacidade de produção de vacinas. Entretanto, é preciso conscientizar o produtor quanto à forma correta de manipulação e aplicação da vacina, ou todo o trabalho será perdido. (MGT)