Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

A crise política pode levar à valorização da arroba?

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 26 de julho de 2005 -12h20
Ontem a cotação do dólar reagiu 2,67%, chegando a R$2,462. É o maior valor desde 10 de junho. Resultado do agravamento da crise política.

É verdade que as sinalizações do Fed (Banco Central dos EUA) de que os juros irão subir, além da decisão da China de valorizar sua moeda, também contribuíram para o movimento. Mas é principalmente a crise política - que gera aversão ao risco, e eleva a busca por “verdinhas” – a responsável pela valorização de 5,3% do dólar entre segunda-feira passada e ontem.

Em recente entrevista ao jornal Folha de São Paulo o economista Celso Toledo, da MCM Consultores, disse acreditar que a conjuntura política atual deve elevar ainda mais o câmbio no longo prazo.

E quais os possíveis reflexos para a pecuária?

A cotação da arroba, principalmente em função do aumento das exportações, está atrelada ao dólar, como pode ser observado na figura abaixo.



Portanto, se o dólar reagisse, o cenário se tornaria mais favorável para uma recuperação dos preços do boi. Mas é lógico que é preciso considerar também a influência de outros fatores, como o nível de ofertas.

Por fim, além da desvalorização do real, o mercado acredita que a crise pode favorecer a manutenção dos juros elevados, sendo que alguns economistas já falam até em alta. Nesse caso, é ruim para o comércio. Diminui o consumo de praticamente tudo, inclusive de carne bovina. (FTR)