Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Previsão de recorde nas exportações de carne suína americana

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 26 de abril de 2007 -09h41
De acordo com estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2007 as exportações de carne suína deverão alcançar 1,5 milhão de toneladas. Quando comparada a 2006, esta quantidade representará um aumento de 11,4% e será o quarto ano consecutivo em que os embarques ultrapassaram 10% de aumento.

Entre os principais importadores da carne norte americana, o Japão segue como o principal. Nos últimos 20 anos, as exportações para o mercado japonês cresceram a uma média anual de 14%.

As exportações para o México - segundo país importador da carne suína dos EUA – também registraram um significativo aumento nos últimos 20 anos, passando de 25 mil toneladas de carne importada em 1995 para 250 mil toneladas em 2006.

Entre os maiores produtores e exportadores de carne suína no mundo, o Brasil ocupa a quarta posição, sendo responsável por 11% do total exportado. Mas, de acordo com a Associação Brasileira dos Exportadores de Carne Suína (ABIPECS), o País poderá liderar o ranking dentro de cinco anos, com a regulamentação de Santa Catarina – maior pólo produtor – como área livre de febre aftosa, sem vacinação. (MBAM)