Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Certificação para a cana brasileira

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 25 de abril de 2007 -09h25
A vinda ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, neste ano, teve como interesse principal o etanol brasileiro. Esta febre pelo uso de fontes alternativas de energia faz com que o Brasil, grande produtor de etanol a partir da cana, comece a pensar em certificação ambiental na produção do biocombustível.

Sendo assim, o ministro da Agricultura declarou na terça-feira (24-04) que o governo e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudam um instrumento da certificação, para provar que os locais onde a plantação da cana-de-açúcar são ambientalmente sustententáveis. Para a certificação, serão usados vários critérios e um deles é a recuperação do meio ambiente.

Para o ministro, esta certificação será importante para o País na negociação do seu produto para outros países importadores e, também, para garantir aos brasileiros que, para aumentar a área de plantio de cana-de-açúcar, não será necessário derrubar nenhuma árvore. Isto porque, o Brasil pode recuperar e usar áreas degradadas para o plantio. (MAHK)