Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

O ano começa agora?

por Reinaldo Cafeo
Segunda-feira, 14 de março de 2011 -18h14
Será que a velha máxima que indica que o ano só se inicia após o carnaval é verdadeira? Penso que não.

O ano começou a todo vapor. Nova Presidente da República, posse dos políticos eleitos no ano passado e muitas discussões políticas.

No ambiente econômico o ano iniciou com pressão sobre os preços. Com receio de perder o controle da inflação o governo cortou gastos, aumentou a taxa de juros básica e centra esforços em conter a demanda interna.

Além destes aspectos vieram IPVA, IPTU, matrícula escolar, material escolar, fatura do cartão de crédito das férias e gastos de final e início de ano.

No ambiente externo conflito do Egito e Líbia entre outros. Barril do petróleo ultrapassando US$100.

As atividades escolares já tiveram início e o conteúdo desenvolvido em sala de aula já se acumulam.

Quem pensa que o ano só começa agora está muito enganado. Os fatos estão presentes e vida segue firme e intensa.

Já encontro colegas que se sentem cansados, com se já estivessem no final do ano.

É o preço de fazer parte da engrenagem do mundo moderno. É aquela história que se parar de pedalar a bicicleta cai. Uma verdadeira roda viva.

No ambiente empresarial as projeções para o ano já esta revistas e quem esperou chegar neste momento para dar um rumo diferente aos negócios, está muito atrasado.

Na prática não há mais espaço para vincular o realizar, o tomar atitudes, o fazer diferença, em datas específicas.

Da mesma maneira que a internet abriu um mundo de possibilidades, 24 horas por dia, 30 dias no mês e 365 dias no ano, a rotina de trabalho, de decisões e realizações deve acompanhar este ritmo.

Foram mais de 68 dias muito intensos e que deram o tom dos grandes desafios que enfrentaremos neste ano, tanto no particular como no coletivo.

Se você está entre aqueles que apostaram no início do ano a partir de agora terá que criar condições de se alinhar com aqueles que se tocaram o ano começou e faz tempo.

De qualquer maneira não custa nada desejar um feliz ano novo, afinal, desejar coisas positivas não tem data específica. Então, feliz ano novo a todos!