Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Crescem exportações do agronegócio para os países árabes

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 16 de abril de 2007 -09h25
No primeiro trimestre de 2007, as exportações do agronegócio brasileiro para os paises árabes cresceram 34,50%, somando US$971,80 milhões. As exportações do agronegócio ao mundo árabe cresceram mais do que as vendas externas totais do setor, que aumentaram 20% no período.

Os principais produtos embarcados para a região foram açúcar, carnes, complexo de soja e produtos florestais. De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, apesar de o dólar ter se desvalorizado ainda mais frente ao real durante o primeiro trimestre, pelo aumento da receita e do volume embarcado, o mundo árabe está consolidado como um dos principais mercados do agronegócio brasileiro.

Café, lácteos e frutas também estão entre os destaques para os três primeiros meses de 2007. Os lácteos aparecem em sexto lugar nas compras do Egito, o segundo maior destino do agronegócio brasileiro na região, com vendas de mais de US$2 milhões. Lácteos constituem a quarta principal categoria de mercadoria exportada ao Marrocos (US$1,3 milhão), a quinta para o Líbano (US$1,5 milhão) e a terceira para a Argélia (US$5,3 milhões).

A Argélia já chegou a ser o principal destino dos lácteos brasileiros no mundo, mas os embarques caíram após o estabelecimento do acordo de associação entre o país árabe e a União Européia no segundo semestre de 2005. Agora as vendas voltaram a crescer. São exportações que estão sendo retomadas, ainda que em volumes pequenos, mas que mostram boas perspectivas para o futuro.

Os principais destinos dos lácteos no trimestre foram Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Líbano, Síria, Argélia, Kuwait, Iraque, Iêmen.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe. Adaptado por Scot Consultoria. 13 de abril de 2007.