Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

As contas a pagar de início de ano

por Reinaldo Cafeo
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 -09h03
Como previsto, o ano começa com inúmeros compromissos.

Muitos se planejaram e começam o ano sem aperto financeiro.

Outros já não estão conseguindo dormir direito.

Se você está nessa situação não se desespere. É hora de planejar.

Vamos aos principais compromissos de início de ano.

1- IPVA. No Estado de São Paulo, são três opções. Pagar a vista com desconto de 3%, ou pagar parcela única em fevereiro ou ainda parcelar em 3 vezes sem desconto, sendo a primeira parcela em janeiro. A análise é financeira. Quando a opção é com desconto acaba existindo uma taxa de juros embutida. Nesse caso essa taxa é de 3,09% ao mês. Se você tem dinheiro disponível, aplicado em caderneta de poupança ou em outra modalidade cujo rendimento mensal é inferior a 3,09% ao mês, não tenha dúvida, pague a vista. Mas se você está sem recursos, utilize o parcelamento em 3 vezes.

2- Material escolar. Aqui vale a velha pesquisa. Se for possível junte-se ao outros pais e comprem em conjunto. No volume você pode conseguir um bom desconto. Veja se a lista de material não é para o semestre inteiro. Nesse caso compre por etapas. Peça prazo. Preferencialmente não leve crianças às compras. Não se renda as “grifes”.

3- Cartão de crédito. Você deve fazer todo esforço para quitar a fatura integralmente. Os juros estão acima de 10% ao mês, sendo que a maioria bate os 12% ao mês.. É muito caro. Vale a pena inclusive buscar dinheiro em banco para quitar a fatura.

4- Cheques pré-datados. Se não tiver como honrá-los procure o credor antecipadamente. Por vezes a justificativa e a sinceridade podem ajudar a conseguir alongar o prazo de pagamento.

O fundamental agora é cortar as despesas que são consideradas supérfluas e fazer um esforço para reequilibrar o orçamento.




Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.