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Expansão da avicultura na Argentina surpreende o setor produtivo

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 10 de abril de 2007 -09h28
Segundo o órgão argentino CEPA (Centro de Empresas Processadoras Avícolas), o A avicultura do país cresceu 15,4% em 2006. De acordo com plano elaborado em conjunto com líderes do setor, a previsão era de crescimento de 10% ao ano durante dois ou três anos.

O crescimento foi creditado à expansão do consumo interno. Em média, o consumo per capita de carne de frango na Argentina era de 21 a 22 kg por ano. Em 2006, o consumo per capita chegou a 28,4 kg.

Desde 1996, a Argentina participa de feiras internacionais para divulgar a carne de frango do país e utiliza o slogan: “Frango: a outra grande carne argentina”.

Após o surgimento da influenza aviária na Tailândia em 2004, as exportações argentinas aumentaram significativamente. Em 2003, o país exportou 32 mil toneladas de carne de frango e em 2006 exportou cerca de 200 mil toneladas.

Para administrar a relação entre mercado interno e externo, que já trouxe problemas para a cadeia de carne bovina do país, o setor avícola argentino priorizou o mercado interno. Hoje o consumo doméstico absorve 85% da produção.

Segundo o CEPA, a estratégia foi manter a exportação em ritmo menor, até que a produção aumentasse substancialmente e pudesse atender os dois mercados, interno e externo. (FLI)