Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Os desafios para o novo governo

por Reinaldo Cafeo
Quinta-feira, 26 de outubro de 2006 -14h35
Seja lá quem for o eleito no domingo, do ponto de vista econômico os desafios são enormes.

Os números das contas públicas apontam para gastos mais elevados e o que é pior, mesmo com aumento de receitas, as sobras caíram.

Se a intenção é reduzir a taxa de juros para rolagem da dívida interna, sem sobras nas contas públicas será difícil que isto aconteça.

Como o tema preferido dos candidatos é o crescimento econômico, para que o país tenha resultados acima de 5% ao ano é preciso “desamarrar” a economia e ao mesmo tempo investir em infra-estrutura, notadamente em estradas, portos, aeroportos e logística.

Observem que é um “cobertor curto”. Sem juros menores a economia fica engessada. Com aperto fiscal, o engessamento é maior. Para garantir menores juros é preciso controlar os gastos, o que dificulta o crescimento. Se conseguir que o país cresça, é necessário sustentar o crescimento, eliminando os gargalos limitantes deste crescimento.

No discurso e na teoria tudo é fácil.

O novo governo terá que ser muito competente para atender a todas as expectativas geradas na campanha eleitoral.

____________________________________________________________________

Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é delegado do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.