Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo poderá intervir no preço do milho

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 9 de abril de 2007 -09h44
Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o governo poderá intervir no mercado de milho se houver uma queda brusca no preço do grão até o final desta safra.

De acordo com a instituição, a safra 2006/2007 de milho atingirá 36,64 milhões de toneladas, crescimento de 15,2% em relação à safra anterior. A safrinha deverá ser 34,6% maior e deve atingir 14,4 milhões de toneladas.

A Conab estima também uma disparada de, no mínimo, 100% nas exportações do cereal, que devem saltar para pelo menos 7,6 milhões de toneladas. O estoque de passagem previsto para a próxima safra é de 9,5 milhões de toneladas, desta maneira, sobraria no País 1,5 milhão de toneladas de milho, que poderia pressionar o preço do grão para baixo.

A Conab pretende antecipar a transferência da produção em regiões com menor capacidade de armazenagem, como Mato Grosso e Goiás, para regiões com melhor estrutura logística, como o Triângulo Mineiro, antes de destinar o milho para Estados do Nordeste, que são tradicionais importadores do grão para a produção de suínos e aves. (FLI)