Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

A floresta vai bem; as árvores nem tanto

por Reinaldo Cafeo
Segunda-feira, 30 de janeiro de 2006 -16h38
Risco do país em 260 pontos, desemprego na casa dos 8,6%, inflação em menos de 5% ao ano e reservas cambiais confortáveis, são alguns bons indicadores econômicos.

Além desses indicadores, a bolsa de valores e o mercado de títulos públicos mantêm volumes expressivos de negócios.

Mesmo operando com a maior taxa de juros do mundo o ambiente macroeconômico, o qual faço analogia com a floresta, é favorável ao país.

Para quem observou risco país em 2.400 pontos e uma enorme desconfiança dos rumos da economia nacional, os números apresentados agora são alentadores.

O problema começa quando o olhar é mais próximo, na microeconomia, neste caso, também por analogia, as árvores da floresta.

Algumas árvores estão doentes e outras precisam ser revitalizadas.


Em verdade, a bela floresta não é capaz, por si só, de melhorar a qualidade individual das árvores, ou seja, boa parte da população admira o desempenho macroeconômico, mas não consegue perceber isso em seu dia-a-dia. Faltam elementos concretos que indiquem melhoria de qualidade de vida.

Talvez uma das explicações seja o baixo crescimento econômico ou ainda a não focalização efetiva na distribuição de renda.

Não é somente com indicadores macros que se faz à gestão pública, por sinal, é na vida em sociedade que isso é sentido.

Devemos ter cuidado com a beleza da floresta, achando que tudo está resolvido, sendo que essa mesma floresta pode esconder problemas muito mais graves do que se imagina.

A floresta vai bem; as árvores, nem tanto.