Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Olhar microeconômico: a crise política já afetou a economia

por Reinaldo Cafeo
26/07/2005 - 18:42
  • O que dita o ritmo de nosso dia-a-dia é ambiente microeconômico. É nele que percebemos se vendas vão bem, se as pessoas estão otimistas ou pessimistas, é o mundo real que gera emprego, renda, em há compra e venda produtos.
  • Se nos fixarmos em eventual “blindagem” da economia, com nossas reservas cambiais em níveis consideráveis ou ainda na ausência de nervosismo nos mercados de câmbio, juros e até mesmo no mercado acionário, poderemos ser induzidos a imaginar que o país caminha ileso a tudo que vem ocorrendo no campo político.
  • Lamentavelmente não é essa a realidade. Comerciantes estão adiando suas compras. A indústria já sofre conseqüências do baixo abastecimento do mercado interno. Mesmo no comércio exterior nos valemos de menos de mil empresas para sustentar os bons resultados da balança comercial.
  • Existe, na prática, elementos objetivos, ditados pela elevada carga tributária e a exorbitante taxa de juros, que de certa forma o meio empresarial criou alguns anticorpos importantes, que permitiram contornar momentos mais difíceis no tocante às vendas, mas o que está pegando agora é o elemento subjetivo: há um efeito psicológico ruim. Uma sensação que a coisa não tem fim e nesse contexto não há quem tenha coragem que gastar (em consumo ou investimento) um “tostão” acima do previsto.
  • Resumo da ópera: a combinação dos dois elementos, objetivos e subjetivos, leva a paradeira geral.
  • Não sou pessimista quanto à economia nacional, pelo contrário, entendo que estamos em cima de um tesouro que por vezes somos incapazes de explora-lo, mas também avalio que as denúncias são graves e a impecável cobertura da mídia, fazendo honrosamente seu papel, têm levado ao um desgosto que enseja esse pessimismo.
  • Resta-nos torcer para que haja maior velocidade nas apurações e que possamos retomar o caminho da recuperação.
  • No mundo real infelizmente a coisa ta pegando e a crise política já afetou a economia.