Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Indústria consegue liminar de juiz para análises de carne

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 2 de abril de 2007 -09h47
Finalmente aconteceu o que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) levou anos tentando evitar. Uma indústria alimentícia dos EUA – Creekstone Farms Premium Beef – recebeu permissão de um juiz do país para poder realizar análises de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em 100% dos bovinos que processarem. O USDA tem 60 dias para decidir se apela sobre a decisão do juiz federal. Se optarem por não recorrerem, a partir do dia 1 de julho, a decisão do juiz entrará em vigor.

Em março, a empresa Creekstone Farms Premium Beef apresentou um pedido ao tribunal para que fossem permitidas análises de EEB em 100% de seus bovinos, com a finalidade de que seus consumidores tivessem a máxima garantia sobre seu produto.

O USDA sempre foi contra as tomadas de decisões unilaterais devido ao cenário de competição que se formaria com as determinações. Neste caso, se uma indústria começar a analisar 100% de seus animais, obrigaria as outras demais a tomar a mesma medida diante da perspectiva de perder seus clientes se não o fizerem. (MBAM)