Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Brasil e Inglaterra firmam acordo tecnológico

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 30 de março de 2007 -09h51
Brasil e Inglaterra assinaram ontem (29/3) um memorando de entendimento entre o Centro de Pesquisas Rothamstead e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Rothamsted Research é o maior e mais experiente instituto de pesquisa de agricultura no Reino Unido. As pesquisas do Instituto integram estudos fundamentais em genética, genoma, biologia celular, química biológica e microbiologia com investigações sobre o solo e processos de ecossistema. Há ligações com bioinformática, biomatemática e abordagens diferenciadas para compreender sistemas biológicos.

As áreas de destaque para o desenvolvimento de pesquisas acordadas no memorando são: ecologia química, biotecnologia, solos, ecologia, modelagem de mudanças climáticas (incluindo o controle de doenças e mitigação por meio de agroenergia) e nutrigenômica e alimentos funcionais. O memorando terá duração de 5 anos.

A intenção do acordo é avançar na discussão sobre a gestão da transferência de conhecimento (área em que o Reino Unido tem mais experiência), para que a Embrapa possa apoiar países em desenvolvimento na África.

Brasil e Reino Unido estão montando uma agenda triangular para atuar em prol de países africanos, que demandam 90% da transferência de tecnologia feita pela Embrapa. (FLI)