Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Técnicos discutem a adubação para laranja

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 22 de março de 2007 -09h44
A produção de laranja, cultura que também sofreu forte crise nos últimos anos, depende de alta aplicação de insumos no processo de produção. Os insumos chegam a representar 50% dos custos de produção de laranja no Estado de São Paulo. Portanto, trata-se do componente individual de maior peso nos custos da laranja.

Apenas fertilizantes e corretivos chegam a 18% dos custos operacionais de produção.

Como o peso dos insumos é elevado nos custos finais, o produtor deve sempre manter-se atento aos processos de produção. Erros, além de comprometer a produtividade, tendem a causar pesados prejuízos por conta das despesas em insumos.

É preciso atenção redobrada para sobreviver na citricultura. Por isso hoje, 22 de março as 14:00 horas, há um encontro técnico na Estação Experimental de Bebedouro (SP) para discutir nutrição em citros.

O encontro está sendo organizado pela Estação Experimental em parceria com a Apta e a Embrapa.

O tema é importante. Se os preços dos fertilizantes voltarem aos patamares de 2004/2005, os custos de produção da laranja devem subir 4% apenas com relação à adubação. Ainda há o peso da mão de obra, transportes, defensivos, diesel, etc. que compõem os demais itens dos custos de produção. (MPN)