Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Indústria de adubos registra queda de 7% nas vendas

por Equipe Scot Consultoria
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 -12h01
Misturadoras podem acumular prejuízo de até US$ 2 bilhões

A indústria de adubos não conseguiu atingir a meta de 2008 e já registra queda de 7% nas vendas no acumulado do ano. O estoque de passagem de fertilizantes no Brasil é o maior da história e as misturadoras podem acumular prejuízo de até US$2 bilhões.

O setor entregou 1,2 milhão toneladas de insumos no mês de novembro, metade do volume comercializado no mesmo período do ano passado. As misturadoras, que esperavam entregar 26 milhões de toneladas, não devem superar 22,5 milhões de toneladas.

A queda nas vendas não é o único problema enfrentado pela indústria. O estoque de adubo é o maior da história: sete milhões de toneladas, volume que corresponde a 30% do consumo anual no país. E, como se não bastasse, o excedente de fertilizantes foi produzido com matéria-prima adquirida a preços, em média, 70% mais altos.

Com a sobra dos produtos que custaram caro, a indústria ainda não repassou a queda dos preços da matéria prima ao produtor. Segundo levantamento da Scot Consultoria, as cotações dos fertilizantes caíram 19% em dezembro, longe da redução de 70% dos insumos. Mas já na safrinha, o agricultor deve começar pagar um pouco menos pelos fertilizantes.

O ano 2009 será um ano difícil para a indústria, mas a relação entre oferta e demanda deve se equilibrar até o segundo trimestre. Os especialistas estão apostando na capacidade de superação do agronegócio brasileiro.

Fonte: Canal Rural. Agronegócio. Por Núria Saldanha. 18 de dezembro de 2008.