Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Aumento da procura por fertilizantes

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 15 de março de 2007 -09h51
Um levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Matérias Primas para Fertilizantes (Sinprifert) indica que as matérias-primas para fertilizantes subiram até 146% em relação a março de 2006. De acordo com o representante das indústrias, conforme mencionado em reportagem do Jornal Valor Econômico em 15 de março de 2006, o aumento será repassado aos produtores a partir de abril.

Entre janeiro e março, a entrega de fertilizantes no País cresceu 45,70%, se comparada ao mesmo período de 2006, totalizando 4,64 milhões de toneladas. No mesmo período, as importações de matérias-primas cresceram 80,3%.

Segundo a Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), a demanda aumentou em função da antecipação de compras para o plantio da safrinha de milho e das culturas de inverno.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado de São Paulo (Siacesp), nos primeiros dois meses de 2007 as entregas de fertilizantes já haviam aumentado 37,40% em relação ao mesmo período de 2006 e as importações cresceram 81,48%.

A expectativa é que o repasse do aumento das cotações das matérias-primas ocorra a partir do próximo mês. A partir daí, o agricultor encontrará preços mais altos. (MGT)